...MAS VOCÊ MATA O ALFACE PARA COMER...


Este é certamente um dos comentários mais “sem noção” que todo vegano já escutou. E eu nem tenho o interesse em responder à estas provocações, mas fiquei aqui pensando se os veganos já pensaram sobre isso também?

Quando eu era adolescente e tive a síndrome do pânico que levou uns sete anos para passar, eu tive muito tempo para pensar neste tipo de questão existêncial. E inclusive este foi um dos motivos que me fez conseguir livrar deste transtorno, tive realmente que dar um salto no escuro em busca do autoconhecimento para entender o que me prendia naquela situação.

Bom, devido a isto eu lia muito sobre diversas filosofias e teve alguns “instrutores” que me esclareceram bastante sobre o tema deste vídeo. Infelizmente, como já faz muito tempo, não me lembro do nome dos livros, só me lembro da síntese do que foi dito.

Um conceito que no meu ponto de vista faz muito sentido é o do desenvolvimento do corpo emocional que os animais, principalmente mamíferos já possuem. Isto foi algo que li pela primeira vez num livro do Trigueirinho.

Realmente é evidente a diferença do desenvolvimento emocional, por exemplo, entre um peixe e um cavalo. Quem diria então sobre a diferença entre um porco e um pé de alface, a diferença é bem evidente, não é?

Até mesmo, muitas pessoas dizem que se tivessem que matar um animal para comer, não teriam coragem. Mas ninguém nunca disse sobre ter dificuldade em “matar” um vegetal, porque todos sabem que há diferença entre eles.

Também num blog bem interessante que encontrei chamado Gato Azul, tem um artigo que diz quase a mesma coisa, usando a palavra senciência ao invés de corpo emocional. Fui buscar na Wikipédia o significado desta palavra e diz assim: Senciência é a capacidade dos seres de sentir sensações sentimentos de forma consciente. Em outras palavras: é a capacidade de ter percepções conscientes do que lhe acontece e do que o rodeia.

Ou seja, muitos animais, a pesar de “irracionais”, tem a capacidade de ter sentimentos, como o de ter afeto por seus filhotes e o de sofrer pelos maus-tratos recebidos.Além é claro, da questão de sentirem dor por terem sistema nervoso.

Já as plantas não possuem esta evolução, apesar disso, já foram feitos diversos estudos que mostram que elas possuem certas sensibilidades. De qualquer forma, elas não possuem o sistema nervoso que é o sensibilizador da dor.

Muitas filosofias vêem a terra toda como um grande organismo vivo e por isso todos os reinos devem ser respeitados, ou pelo menos devemos agredir o menos possível, sendo que até para termos um local para morar numa casa, temos de desmatar e interferir na vida ali existente.

A questão é que nós humanos se deixarmos de nos alimentar, morar e ter nossas necessidades biológicas atendidas de alguma forma, iremos causar a nossa própria morte e assim também estaremos indo contra o bem da natureza. Assim, considero que a única coisa que podemos fazer é causar o menor impacto negativo possível aos outros seres vivos!


Grata!

Comentários